UBS Diz que Criptomoedas são uma “Bolha Especulativa”

A UBS, uma empresa Suíça de serviços financeiros, disse que as criptomoedas como o bitcoin são uma “bolha especulativa” e é improvável que elas se tornem uma moeda corrente. No entanto, acredita que a blockchain possa ter um “impacto significativo” em muitas indústrias.

Em um white paper intitulado ‘Criptomoedas – Debaixo da Bolha‘ que foi publicado nesta semana, UBS disse:

“Pensamos que o aumento acentuado da valuation das criptomoedas nos últimos meses é uma bolha especulativa.”

O banco acrescentou que é duvidoso se as criptomoedas se tornarão algum dia um meio de troca popular.

“A necessidade das empresas e indivíduos pagarem impostos em moeda emitida pelo governo e a oferta de criptomoedas ser potencialmente ilimitada, representam barreiras significativas à adoção generalizada.”

De acordo com a UBS, as bolhas ocorrem quando há algo novo, ou relativamente novo, na economia, que cria incerteza e um atraso nos retornos do mundo real. Ela cita a bolha das tulipa holandesas no século XVII, as bolhas do Mississippi e do Mar do Sul no século XVIII e a bolha da internet na década de 1990. A UBS acredita que as moedas digitais se enquadram na categoria de bolhas.

“As criptomoedas são relativamente novas. Esperamos que os benefícios do mundo real levem anos para se materializar, mesmo entre os evangelistas. E o volume relativamente elevado de negócios de criptomoedas, contra o uso limitado do mundo real, sugere que muitos compradores estão buscando ganhos especulativos, nunca pretendendo usar as moedas para fazer uma transação do mundo real.”

No início deste mês, Sergio Ermotti, CEO da UBS, disse que investidores ricos estão curiosos sobre o mercado de câmbio digital, mas não estão prontos para fazer investimentos significativos. O banco junta críticas como a de Jamie Dimon, CEO da JPMorgan, que afirmou no mês passado que o bitcoin era “uma fraude”.

Apesar da UBS não parecer favorável às moedas digitais, como bitcoin, ela diz coisas positivas sobre a blockchain.

Tanto que a UBS acredita que a blockchain levará a “impacto significativo” em indústrias como finanças, manufatura, saúde e serviços públicos. A UBS afirma que isso poderia adicionar até US $ 300-400 bilhões de valor econômico em 2027.

A nota adicionada:

“Investir na onda blockchain é similar a investir na Internet em meados dos anos noventa.”

Via Portal do Bitcoin.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *