Trading e Investimentos com Bitcoin – Parte 1

Inicio com este artigo uma série para elucidar alguns pontos relacionados sobre trading e investimentos, com Bitcoin e criptomoedas.

Eu tenho mais de 10 anos de experiência como trader. Me interessei pelo mercado financeiro aos 16 anos e fiz meu primeiro trade aos 21. Acredito que neste tempo já consegui testar muita coisa e aprendi um pouco sobre o que funciona ou não. Vou compartilhar 3 experiencias nesta série de artigos:

  • O lado emocional do trading;
  • Investimentos de curto e longo prazo e;
  • Como montar uma estratégia de trading

Hoje falo sobre a parte emocional

Depois de tantos anos no mercado, talvez eu possa dizer alguma coisa sobre trading: nada na sua vida será mais imprevisível do que quando você está na frente de um gráfico tentando entender o que vai acontecer na sequência. Você vai começar a ver as coisas na sua vida – coisas que você pensava serem muito difíceis – de um modo muito diferente. Eis que, você irá se apaixonar por isso. No caso em que não, não é uma coisa ruim. As pessoas têm talentos diferentes e talvez trading não seja algo para você.

A chave para ser um trader bem-sucedido é dominar suas emoções.  Acredite, não é trivial. Você deve agir como um atirador de elite. Frio e preciso. O que isso significa na vida real? Isto significa que suas emoções não devem ser usadas como a base de suas decisões. Ao menos um pouco de controle emocional deve ser continuamente principalmente sua ganância e o seu medo. No mundo dos investimentos, a ganância é uma das duas principais razões que fazem as pessoas perderem dinheiro. No mundo real, a ganância é uma das duas razões na qual as pessoas perdem suas vidas. A segunda razão é o medo. O medo se manifesta no momento em que você não entra em uma posição porque pensava que o mercado viria ainda mais para baixo ou para o alto – ou quando você encerra uma posição muito cedo, pensando que o mercado pode a qualquer momento se virar contra você ou nunca ir a seu favor. O medo faz você perder dinheiro por não deixar seus lucros fluírem.

Uma coisa comum sobre estes dois sentimentos é que os dois farão que você fique posicionado num trade perdedor esperando que o mercado vire a seu favor. Este é, definitivamente, a pior coisa que um trader pode fazer. A menor perda é sempre a primeira.

Existe uma afirmação de que 99% das pessoas perdem dinheiro no mercado e, ao final do dia, não conseguem viver de seus investimentos e chegam até perder parte das poupanças de uma vida. Se você quiser viver de trade, não há escolha senão o caminho da dedicação, pois é uma profissão como qualquer outra.

Trader, eu?

Ser um trader não é diferente de nenhuma outra profissão, pois é preciso primeiro conhecer as bases e fundamentos do mercado para, em seguida, praticar na conta de demonstração ou um simulador. Apenas depois de obter sucesso na conta demo é que devemos, eventualmente, abrir uma conta real. E alguns dizem que é nesta última fase que você realmente aprende. Concordo plenamente!

A Internet, a sua corretora e algumas pessoas querem nos fazer crer que você pode virar trader em um mês (quiçá em 1 dia). O resultado desta aventura malfadada não vai ser outra senão tristeza, decepção, raiva e pertencer à estatística de que 99% das pessoas que perdem seu dinheiro no mercado.

É impensável que em um mês uma pessoa se torne um médico sem a orientação de outros médicos ou advogado sem a orientação de advogados mais experientes. A vida de trader não é diferente.

E se eu quiser ser apenas um bom investidor? Todo o texto acima também é válido se você quiser ser um bom investidor, não necessariamente ser trader profissional.

Se você quer começar a viver de trade ou apenas achar uma melhor solução para seus investimentos, você não tem outra escolha a não ser se preparar, ter prática e disciplina. Não existem atalhos. Você não nasceu ontem! Parece desanimador? Sempre te falaram o contrário? Então nunca te falaram a verdade!

Mas nem por isso você deve desistir, ou deixar de praticar! Pode ser que suas ambições não estejam relacionadas a viver de juros (absolutamente normal), mas tudo que você aprender te levará ao caminho de uma vida mais confortável e segura.

Não existe um modo melhor para entender o quanto difícil é ser um trader ou investidor do que realmente começar. Abra uma conta com um valor pequeno e compre seu primeiro ativo. Lembre-se que a conta deve ser pequena porque você vai quebrar, então não pode perder algo que vá te prejudicar na vida. Estabelecido este começo, sinta a emoção fluir e o dedo tremer cada vez que você apertar o botão. Justamente por tudo isso, por ser difícil, que você deveria tentar ser um trader. Esta dificuldade faz com que você comece a desconfiar das promessas de ganhos fáceis, rápidos e astronômicos. Quantas vezes você já leu que uma pessoa X ganhou mais de XXXX% em poucos dias…às vezes horas. Charlatanismo puro.

Repeti inúmeras vezes e cabe espaço para mais uma vez: tudo na vida leva tempo, é moldado com a prática, com acertos e erros. Leva um tempo para realmente você chamar a si mesmo de trader. Você vai fazer isso no começo. Vai espalhar para todos ao seu redor o quanto a sua carteira já rendeu em uma semana enquanto seus amigos ainda estarão na poupança. Um dia você perde muito, fica com vergonha deles e de tudo o que você falou, mas não desiste. Assim, você começa a ser mais cauteloso com cada uma das suas palavras. Aqui nasce um trader!

Via Portal do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *