Saiba Porque o Bitcoin é o Investimento da Década

Existem muitos rumores em torno do Bitcoin, em parte devido à sua rápida apreciação e parte ao potencial disruptivo da própria tecnologia. Este artigo visa esclarecer alguns equívocos em torno do Bitcoin e postular o que um valor justo deveria ser.

Equívoco # 1 – Bitcoin não é uma reserva de valor confiável

O pensamento convencional por trás desse equívoco é que Bitcoin é muito volátil e, portanto, não pode realmente ser uma reserva de valor. Um benchmark popular é o preço do petróleo e as moedas, por exemplo, que são ordens de grandeza menos voláteis do que o Bitcoin.

Mas essa linha de pensamento perde um ponto-chave – a confiança. Não importa quão volátil o recurso, ele pode e será uma reserva de valor, desde que as pessoas acreditam que é. Dê uma olhada na volatilidade anualizada do ouro versus Bitcoin abaixo.

O lado direito do gráfico valida um pouco o ponto das pessoas negativas sobre a volatilidade nos últimos anos. Mas perceba como a volatilidade do Bitcoin tem diminuído nos últimos três anos.

Agora vamos voltar para quando o ouro foi livremente cotado, nos anos 70. O que vemos é que a volatilidade anualizada de ouro foi similarmente alta em comparação com a do Bitcoin, mas foi usada como uma reserva de valor – porque as pessoas acreditavam que era.

A este respeito, o ouro e Bitcoin foram ambos nascidos da mesma desconfiança fundamental no sistema financeiro existente. Nos anos 70, foi a Grande Inflação, e em 2008 foi o sistema bancário e, posteriormente, a tomada de decisão de política monetária centralizada.

De certa forma, a natureza digitalizada, descentralizada e desregulada do Bitcoin traz a desconfiança no sistema financeiro de hoje muito mais do que o ouro. Entre outras coisas, pode ajudar os usuários a evitar altos impostos, controles de capital e confisco.

À medida que ele se aproxima do mainstream e aumenta a adoção, o efeito de substituição se tornará mais prevalente, diminuindo a demanda de ouro a favor de alternativas como o Bitcoin. À medida que os preços do ouro caem como resultado da queda da demanda, a percepção de tais reservas tradicionais começará a ser questionada. Isso, por sua vez, dará início a um efeito de rede/multiplicador, a condução de refúgio seguro flui para o Bitcoin e irá lentamente desvendar esse equívoco.

Equívoco # 2 – Bitcoin não é um método de pagamento confiável

O equívoco global em torno disso parece decorrer da natureza não regulamentada do Bitcoin, bem como preocupações de segurança.

A Mt. Fox em 2014 é um exemplo disso, ilustrando a susceptibilidade das exchanges em converter fiat para BTC e vice-versa, e software de carteira para facilitar as transações. Em um ponto em 2013, a Mt. Gox lidava com mais de 70% de todas as transações do Bitcoin. Mas no início de 2014, pediu falência e anunciou que US $ 450 milhões em Bitcoins foram perdidos devido a um “hack”.

No entanto, é importante não combinar os riscos de segurança decorrentes dos facilitadores (exchanges) e dos agentes (hackers) contra a própria tecnologia, que, até então, provou ser à prova de falhas. Em qualquer caso, a regulamentação inevitável dos agentes que negociam o Bitcoin ajudará a melhorar sua viabilidade como meio de troca.

O argumento mais forte para o valor intrínseco do Bitcoin não é apenas sua capacidade de funcionar como um meio de troca descentralizado e digitalizado, mas também o mais seguro e o mais barato.

Na prática, a blockchain em que o Bitcoin opera é mais segura do que os sistemas de pagamento convencionais. Do ponto de vista dos comerciantes, as transações são seguras, irreversíveis e não contêm informações do cliente (evitando reivindicações de fraude / cobrança). Para os consumidores, o Bitcoin é descentralizado e, portanto, não pode ser manipulada por nenhum agente.

Para entender por que é o mais barato, dê uma olhada no sistema tradicional de pagamento abaixo. Este sistema envolve um ecossistema inchado composto por: 1) o comerciante, 2) o consumidor, 3) a empresa emissora do cartão e 4) a rede do cartão. Isso resulta em um custo típico para um comerciante baseado nos EUA de ~ 2-2,5%.

Por outro lado, a natureza descentralizada do Bitcoin (habilitada pela blockchain) elimina a necessidade de um centro de compensação central ou instituição financeira para atuar como um terceiro em transações financeiras. Em vez disso, a rede usa um sistema peer-to-peer, onde usuários da rede (mineradores) verificam as transações independentemente e são recompensados por seu trabalho com Bitcoins recém-minerados.

Equívoco # 3 – Bitcoin não pode ser uma moeda, então ele falhará

A sabedoria convencional é que o Bitcoin é uma “moeda digital” e, portanto, sua razão de ser deve cumprir os três critérios principais que cada moeda deve cumprir: 1) reserva de valor, 2) meio de troca e 3) unidade contábil.

Em qualquer caso, a incapacidade do Bitcoin de se tornar uma moeda convencional já está precificada no valuation das criptomoedas. Em comparação com as circulações de moedas tradicionais, o mercado de criptomoedas ainda é pequeno.

Valor das Moedas em circulação e Valor de mercado das TOP 100 criptomoedas.

O Bitcoin não precisa se tornar uma moeda para ter seu valor intrínseco.

Foi refletido isso usando três pontos de vista diferentes que culminaram nas seguintes abordagens de avaliação.

Avaliação do Bitcoin #1: Bitcoin como uma rede

O primeiro método para avaliar o Bitcoin seria analisando seu valor como uma rede. Para avaliar esse valor, precisa-se aprofundar em um conceito chamado Lei de Metcalfe, que postula que o valor de uma rede é proporcional ao quadrado do número de participantes.

A lei implicaria que o Bitcoin é explicado por uma função exponencial em que um aumento linear nos membros implicaria em um aumento quadrático nos membros. A extensão desta lei ao valor de Bitcoin na prática mostra que o Bitcoin está ligado ao volume e exponencialmente ao número de usuários.

Modelando Bitcoin usando duas variáveis – 1) endereços exclusivos (proxy para contas) (n ^ 2) e 2) transações estimadas por usuário (proxy para uso) (linear) – ajuda a explicar 94% do movimento de preços.

Comparativo entre o preço do Bitcoin contra o modelo usando volume e endereços únicos de bitcoin.

Com isso em mente, ajustar as duas variáveis de regressão chave nos dá uma ideia de como os preços do Bitcoin tendem a avançar.

Avaliação do Bitcoin #2: Bitcoin como uma alternativa ao ouro

A segunda abordagem de avaliação refere-se ao apelo do Bitcoin como uma reserva de valor.

Atualmente, o ouro é talvez a melhor referência para o bitcoin, devido à sua natureza como a mais pura reserva de valor. Para uma ideia do tamanho do mercado em jogo, o ouro é atualmente a quarta maior classe de ativos com US $ 7,5 trilhões.

Com um valor de mercado de US $ 70-80 bilhões, o Bitcoin representa ~ 1% da capitalização do ouro. Do total de ouro, ~ 17,5% é detida pelos bancos centrais como reservas, segundo a Bloomberg.

Agora, e se 1% do dinheiro em ouro viesse para o Bitcoin? Para cada mudança de 1%, a Bitcoin teria ~ 99% de valorização. Uma mudança única dos banco centrais ofereceria 17% de aumento para cada 1% de ouro trocados por bitcoin. Isso implica um valor potencial de $ 4,000-5,000 por cada 1%.

Avaliação do Bitcoin #3: Bitcoin como um método de pagamento alternativo

Outra abordagem para avaliar o Bitcoin é como um método de pagamento alternativo em concorrência com a Visa, MasterCard e PayPal. Neste espaço, ele oferece benefícios significativos sobre as alternativas, já que o atual custo médio de 1% por transação está muito abaixo daquele em pagamentos on-line (3-8%) e remessa (5-10%).

Pelo motivo do Bitcoin não gerar fluxo de caixa, uma análise semelhante à de commodities, de oferta e demanda, pode ser empregada para estimar seu valor como um sistema de pagamento alternativo.

Supondo que o percentual de fornecimento mantido para investimento caia gradualmente em ~ 2%, uma vez que uma maior proporção de Bitcoin é usada para transações, isso deve nos levar até ~ 19,5 milhões disponíveis para transações até 2025. Enquanto isso, o BTC total em circulação é projetado de acordo com o cronograma da redução pela metade da recompensa de 4 anos em 4 anos (halving).

Embora a oferta seja relativamente fácil de modelar, a demanda por BTC foi limitada para aplicativos de pagamento de nicho onde a Bitcoin oferece benefícios significativos sobre alternativas – pagamentos on-line (especialmente entre países), remessas, micro pagamentos, “bancário” para os não bancarizados, bem como uma “outra” categoria de captura que inclui a atividade do mercado negro e qualquer outra aplicação futura, como máquina-máquina (Internet of Things) e ancorando outras blockchains.

Além disso, assumindo: 1) níveis de velocidade variando de 5,5x para aplicações não bancarizadas e outras (velocidade atual do Bitcoin) a 12x para pagamentos e remessas, e 2) compartilhamento rápido, o cronograma de demanda está ilustrado abaixo.

Juntando a oferta e a demanda projetadas usando uma taxa de desconto de 30% projeta-se uma valorização de 90% de vantagem para o Bitcoin a partir dos níveis médios de agosto de US $ 4300.

Conclusão

No geral, a Bitcoin oferece oportunidades significativas como um investimento para satisfazer um nicho de mercado com aplicabilidade nas áreas de pagamentos comerciais, pagamentos internacionais e micro pagamentos ou para suplantar ouro como uma reserva de valor, ou ambos.

Comprar Bitcoin hoje lhe dá um sistema de pagamento alternativo, com um disruptor do ouro lançado gratuitamente. Independentemente da sua visão sobre o Bitcoin, as avaliações mesmo a esses níveis são extremamente atraentes.

Por outro lado, contra esta potencial oportunidade para o Bitcoin existem várias questões ou riscos. Alguns desses são susceptíveis de serem permanentes, enquanto outras questões eventualmente podem ser abordadas (regulação, segurança, escalabilidade, etc.).

No seu núcleo, no entanto, o Bitcoin é uma alternativa fundamentalmente superior aos sistemas de pagamento atuais, bem como uma alternativa atraente para o ouro. À medida que a adoção do publico aumentar e os equívocos existentes se tornarem claros, deve-se ver uma enorme vantagem para o Bitcoin a longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *