Primeira Compra Física Realizada com a Lightning Network do Bitcoin

A comunidade do bitcoin está comemorando o que pode ter sido a primeira transação Lightning Network (LN) na mainnet do Bitcoin. Além disso, a boa notícia é que a operação foi “instantânea e gratuita”.

Transações Rápidas e Baratas

A implementação da LN promete reduzir significativamente as taxas de transação do Bitcoin ao mesmo tempo em que possibilita transações quase instantâneas.

O usuário do Reddit btc_throwaway1337 anunciou que ele usou com sucesso a LN na rede principal do bitcoin para fazer uma compra. Especificamente, o usuário btc_throwaway1337 anunciou:

Eu usei a mainnet da Lightning Network (via lnd) para comprar um roteador VPN AR300M através do TorGuard, e está aqui! Esta pode ter sido a primeira compra física na LN.

Ele descreveu a experiência de compra da seguinte forma:

Tudo foi rápido, fácil, indolor e, o mais importante: instantâneo e gratuito!

O usuário btc_throwaway1337 também apresentou prova da compra, mostrada aqui, indicando que a transação de financiamento para o canal custou cerca de US$ 2,40 .

E, como o TorGuard já possui canais abertos com vendedores e usuários, ele conseguiu usar o mesmo canal para rotear pagamentos para outros.

TorGuard é um provedor de rede privada virtual anônima (VPN), proxy e serviços de e-mail.

 

Nodes da Lightning Network e Propagação dos Canais

A Lightning Network do bitcoin é um sistema descentralizado onde os participantes podem implementar canais de micropagamento sem confiança para executar uma ou várias operações de pagamento fora do blockchain.

  • Para entender mais sobre Lightning Network, leia nosso guia: Entendendo a Lightning Network, Parte 1: Construindo um Canal de Pagamento Bidirecional

Os canais residem no blockchain do bitcoin. As transações ocorrem entre os canais. Após a conclusão, essas transações são transmitidas, como uma única transação, para o blockchain. Uma vez que o canal de pagamento está fechado, as transações são transcritas para o blockchain do Bitcoin.

Conseqüentemente, independentemente do número de transações realizadas, o blockchain é acessado apenas duas vezes, na abertura do canal e no fechamento do canal.

A implementação dos nodes LN está ganhando impulso. Atualmente a LN possui mais de 67 nodes e 128 canais funcionando no mainnet com uma capacidade de 133758803 satoshis, cerca de US$ 17.128,16 USD.

O gráfico abaixo mostra o impressionante progresso do LN:

A tecnologia Lightning Network ainda é uma experiência. No entanto, o crescente número de nodes e canais já testados prediz que a implementação completa do LN esteja próxima.

A perspectiva do Bitcoin parece mais brilhante porque a LN, combinado com Segwit, Schnorr Signatures, e outros esquemas são otimizações concretas que visam resolver o problema mais premente de Bitcoin: a escalabilidade.

Via Portal do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *