Preço do Bitcoin se Move de Acordo com as Notícias: AIER

Pesquisadores do Instituto Americano de Pesquisas Econômicas (AIER) se juntaram à Ciência e Tecnologia da Universidade de Missouri para examinar se o preço do Bitcoin está sendo manipulado por alguns traders.

O projeto tenta mostrar uma conexão com os principais picos de preços e eventos notáveis.

Os pesquisadores chegaram a conclusão que embora não necessariamente a magnitude das mudanças de preços do Bitcoin ou a sua volatilidade diária tenha relação com as notícias, as maiores mudanças no preço do bitcoin coincidem com grandes eventos de notícias sobre a criptomoeda.

 “Isso sugere que o mercado não está sendo conduzido inteiramente pela manipulação ou o comportamento de um pequeno número de traders”, disse um dos pesquisadores.Na tabela abaixo, é possível ver as notícias referentes às datas em que houveram grande variação no preço do bitcoin. A maior variação foi um aumento de 25% no preço no dia 20 de setembro, quando o SegWit foi ativado.

O documento sugere que o bitcoin pode ainda não estar sujeito à teoria do mercado eficiente. Seu preço em tal cenário “deve refletir todas as informações publicamente disponíveis sobre isso, e mudanças no preço devem refletir novas informações.” O Bitcoin, embora tenha crescido em volume e interesse, ainda é um mercado relativamente pequeno. Isso faz com que os mercados sejam especialmente suscetíveis à manipulação, o que o artigo se refere como “o comportamento idiossincrático de alguns indivíduos”.

O artigo leva em conta quase dois anos de atividade de preço do bitcoin: todos de 2016 a novembro do ano seguinte, focando “nas maiores mudanças diárias no preço”.

Via Poral do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *