Porsche Introduz Tecnologia Blockchain em Seus Modelos

A tecnologia Blockchain é realmente inovadora. Ela vem sendo testada e usada em muitos setores da indústria, e o setor automotivo que sempre foi antenado em novidades tecnológicas já está ‘com as mãos na massa’. A fabricante de veículos Porsche anunciou que está testando essa inovação para melhorar a funcionalidade e a segurança de seus veículos. O modelo Panamera já está praticamente com seu sistema de bordo reconfigurado.

Tudo começou com um concurso chamado ‘Porsche Innovation Contest’, oferecido exclusivamente a startups especializadas em blockchains. Foram 101 projetos inscritos no ano passado e a empresa vencedora foi a europeia XAIN, que é especializada em soluções de Inteligência Artificial (AI, em Inglês). Com o prêmio em mãos a vitoriosa rapidamente iniciou os testes nessas aplicações.

Na primeira experiência com uso da Blockchain nos veículos, foram implementados mecanismos para abrir e fechar portas automaticamente, criar autorizações de acesso temporário, registrar todas as atividades do veículo e visualizá-los através de uma aplicação.

O aplicativo para abrir e fechar o carro é seis vezes mais rápido do que antes, levando 1,6 segundos para cumprir essa tarefa – o veículo permanece conectado à blockchain de forma direta, não diversificado em servidores, e assim permite o acesso do usuário ao veículo de longa distância.

Além disso, as tarefas desse tipo função de gerenciamento automatizado poderão melhorar ainda mais futuramente. Novos modelos comerciais já estão sendo estudados, como informações sobre rotas, acidentes e também interação com outros usuários da rede.

A Porsche se tornou a primeira fabricante de automóveis a testar e implementar a blockchain em um carro com sucesso. Esse processo garante que todas as atividades do veículo sejam documentadas. Muitas empresas vêm tentando inovações através da Blockchain, como a Vehicle Lifecycle Blockchain (VLB) que trabalha no desenvolvimento de gerenciamento do ciclo de vida do carro. Ela promete seguros e custos de reparos mais baratos além de mapear todo o ‘histórico de vida’ do automóvel.

“Podemos usar um blockchain para transferir informações de forma mais rápida e segura, dando mais tranquilidade aos nossos clientes no futuro, quer eles estejam abastecendo, estacionando ou emprestando seus automóveis. Nós convertemos essa tecnologia inovadora em benefícios diretos para o consumidor. A tecnologia Blockchain tem capacidade para oferecer os melhores serviços ao cliente, pois é transparente e inviolável. – Oliver Döring, Estrategista Financeiro da Porsche”.

Via Portal do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *