Investidor que Previu Dois Grandes Crashes, Chama Bitcoin de ”Bolha”

Jeremy Grantham, co-fundador da empresa de gerenciamento de investimentos GMO, escreveu em uma carta aos investidores que ele acredita que o Bitcoin, juntamente com o mercado de ações em geral, está em uma bolha. Famoso por prever os crashes do mercado de 2000 e 2007, Grantham sustenta que “[o] estouro ou fase final da [bolha] dentro dos próximos 6 meses a 2 anos é provável”.

Para Grantham, uma bolha diferente das outras

Em seu relatório habitual sobre as tendências do mercado, Grantham dedicou uma seção para abordar o aumento meteórico do Bitcoin.

“Não tendo um valor fundamental claro e mercados em grande parte não regulamentados, juntamente com um enredo conducente a delírios de grandeza”, escreve Grantham, “faz [o Bitcoin] mais do que qualquer coisa que possamos encontrar nos livros de história a própria essência de uma bolha”.

le continua acrescentando que “[qualquer um] em 1999 e no início de 2000 teve um pressentimento clássico desses sinais”, argumentando que o precedente histórico teria levado a bolha “a explosão e queimaria mesmo antes do pico do mercado mais amplo”.

Parte de uma tendência maior

Para Grantham, o aumento especulativo do Bitcoin coincide com a própria bolha do mercado de ações.

“Reconheço, por um lado, que este é um dos mercados com preços mais elevados na história dos EUA”, afirma Grantham no relatório. “Por outro lado, como historiador das grandes bolhas, também reconheço que estamos mostrando sinais de entrar na fase de explosão ou derretimento deste mercado de alta”.

Ao longo de seu relatório, ele continua a listar exemplos de recessões históricas do mercado, complementando sua análise com gráficos que ilustram essas tendências.

“Nós sabemos que não estamos lá ainda, mas talvez possamos antecipar esse movimento.”

Grantham considera que o fato do bitcoin ter atingido a mídia mainstream e só se falar disso nos últimos meses, pode ser um grande indicativo que o momento está chegando.

“Boa sorte. Todos nós precisamos”, conclui.

Via Portal do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *