Estaria Satoshi Nakamoto, o Criador do Bitcoin, Escrevendo um Livro?

Uma publicação em um site que se diz ligado a Satoshi Nakamoto, pseudônimo do indivíduo ou do coletivo que lançou o Bitcoin o 2008, sugere que uma nova obra sobre a criptomoeda deve vir à tona.

O site de nome Nakamoto Family Foundation divulgou o “primeiro trecho de uma obra literária composta de duas partes”, que promete incluir “perguntas e respostas mais atualizadas” sobre sua história pessoal e sobre a história da precursora das moedas digitais. A autoria seria do homem que criou a primeira criptomoeda.

“Eu queria que as pessoas e os fatos fossem conhecidos”, diz o autor, que disponibiliza um trecho do livro aqui.

Para descobrir o título do livro, é preciso resolver um quebra-cabeça criptográfico, “ridiculamente fácil para qualquer um”, segundo o texto. É necessário converter letras em números (sendo 1 a letra B).

A resposta do criptograma é “honne and tatamae”. De acordo com o Wikipedia, “honne and tatame são palavras japonesas que descrevem o contraste entre os verdadeiros sentimentos e desejos de uma pessoa: (本 音 hon’ne, ‘som verdadeiro’) e o comportamento e as opiniões que alguém exibe em público (前 前 tatemae, ‘fachada’)”.

Honne seria o contrário do que é esperado pela sociedade, o que é mantido escondido, e tatemae, o que é esperado e exigido de acordo com a posição de uma pessoa.

O trecho de 21 páginas, que é uma versão experimental, inicia com a frase: “Era inevitável”. O texto relembra que Satoshi Nakamoto não é um nome real, mas “a essência dos pensamentos e a razão”, e que foi escolhido pela simplicidade, já que fora do Japão “equivale a John Smith”.

Será difícil, no entanto, comprovar a autenticidade do conteúdo. Alguns veículos se debruçam sobre o texto, que, segundo a Wired, “está repleto de detalhes não verificados sobre os primeiros dias do projeto”.

Todos querem ser Nakamoto

Até hoje, a identidade real do criador do bitcoin, que lançou o whitepaper que deu origem à moeda, é desconhecida. Muitas pessoas já tentaram se passar pelo idealizador do bitcoin ou foram apontadas como Nakamoto.

Em 2013, um pesquisador chamado Skye Grey divulgou uma análise que ligava Nakamoto ao pesquisador Nick Szabo. Em 2016, o cientista da computação australiano Craig Wright se apresentou à imprensa relevando ser Nakamoto, mas o testemunho não convenceu e ele posteriormente se retirou da vida pública.

A lista de especulações já incluiu Ellon Musk, CEO da Tesla e do Space X, o programador Dorian Satoshi Nakamoto, o criador do litecoin Charlie Lee, um havaiano chamado Ronald Keala Kua Maria, e o cientista da computação Hal Finney. Em nenhum dos casos houve comprovação.

Via Portal do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *