Decred Lança Sistema de Propostas para Avançar na Governança

A Decred, que se descreve como uma “moeda digital autônoma para as pessoas”, está anunciando o lançamento de um sistema de proposta de uma blockchain “inteligente”. Alimentado pela Politeia, uma ferramenta autônoma para o armazenamento de dados fora da blockchain, o sistema permite que qualquer pessoa na comunidade apresente uma proposta formal para a evolução da plataforma Decred. Esta proposta tem a sua data marcada (time-stamped), uma versão e é armazenada permanentemente em um repositório fora da blockchain para promover a transparência e eliminar a possibilidade de censura.

O projeto Decred quer construir uma criptomoeda mais aberta e progressiva com um sistema de governança baseada na comunidade integrado em sua blockchain.

“Estamos mais comprometidos do que nunca com um sistema sustentável e justo de governança”, disse Jake Yocom-Piatt, diretor de projeto da Decred. “Para a Decred, a Politeia fornecerá um registro público de propostas, comentários sobre propostas e votos dos stakeholders fora da blockchain. Embora a Decred use a Politeia em uma capacidade pública, ela pode fornecer uma utilidade semelhante como uma reserva privada inalterável de dados. Os usos de caso privados incluem armazenamento de documentos e registros, sistemas de reputação e identidade e cadeias de suprimentos “.

A equipe da Decred quer criar uma infra-estrutura ideal para a auto-governança de uma criptomoeda. Politeia, com o nome de um termo grego clássico que pode ser traduzido como “sistema de governo”, é uma reserva de dados fora da blockchain, ambos criados e carimbados no tempo (em outras palavras, “git plus timestamping”). Enquanto a Politeia será inicialmente usada no sistema de propostas da Decred, ela foi desenvolvida como uma ferramenta genérica que permite que seus usuários criem e mantenham dados arbitrários em um ambiente com controle de versão e tempo.

Propostas e Time Stamps

Todas as propostas para a evolução da plataforma Decred, inicialmente formatadas como texto com imagens markdown e PNG, serão armazenadas na Politeia com controle de versão e marcadores de horário na blockchain. As propostas na blockchain da Decred incluem um hash de transação e um caminho merkle para indicar que um hash específico existia antes da confirmação da hora em seu repositório.

“Além de alimentar o nosso sistema de propostas, a Politeia foi desenvolvida como uma ferramenta autônoma que permite que seus usuários criem e mantenham dados arbitrários em um ambiente controlado”, disse Yocom-Piatt à Bitcoin Magazine.

Embora dependa da utilização de um servidor dcrtime para a criação dos time stamps, a Politeia não exige que os usuários mantenham nenhuma decred, e acreditamos que ele possui uma ampla gama de aplicações potenciais, por exemplo, para armazenamento de registros, sistemas de identidade, cadeias de suprimentos e outros domínios orientados por proveniência. O fornecimento aberto desta tecnologia trará a utilidade do mundo real que é necessário para atrair uma ampla comunidade de usuários.

De acordo com Yocom-Piatt, ter registros públicos criptograficamente verificáveis ​​dará aos usuários da Politeia a garantia de que sua governança está sendo executada de forma transparente, com todos os registros independentemente verificáveis ​​e armazenados em um formato que é difícil de forjar. “Ao fazer com que os dados de governança de Decred sejam ordenados pelo tempo de forma verificável, nós asseguramos que as tentativas de manipular a governança da Decred, seja de fora ou de dentro, serão muito mais difíceis do que quando se usa um site convencional ou similar”, observa Yocom-Piatt.

 

Qualquer proposta submetida à Politeia que é censurada pode ser demonstrada publicamente como tendo sido censurada, criando responsabilidade para os administradores do sistema de propostas e evitando “uma das práticas mais insidiosas e comuns de sites de redes sociais modernas, onde os dados são silenciosamente censurados”.

Os comentários sobre propostas, propostas de edição e votação de propostas serão adicionados à plataforma Politeia. Decred também está anunciando uma competição para projetos baseados na Politeia com vencedores a serem anunciados em um evento em Austin, Texas, em 1º de dezembro de 2017. Os prêmios para o 1º, 2º e 3º lugar serão equivalentes a US $ 10.000, US $ 5.000 e US $ 2.000, respectivamente, pagos em decred.

 

Via Portal do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *