Criptomoedas Não Substituirão Moedas Fiduciárias, Diz VP do BCE

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constancio, disse que as criptomoedas nunca substituirão as moedas fiduciárias (fiat).

De acordo com um relatório da Reuters, Constancio disse que elas não são moedas e que são meramente uma commodity usada como um bem especulativo. Embora admitiu que elas tinham algum uso, isso era apenas em “circunstâncias muito especiais”, como em países que estavam em crise econômica.

No entanto, ele permanece firme, afirmando:

“As chamadas “criptomoedas” privadas nunca podem prevalecer como substitutos de dinheiro em geral.”

Curiosamente, em julho, Mario Draghi, presidente do BCE, informou que as moedas digitais representavam pouca ameaça para a economia. Na época, ele disse que:

… não há evidências que sugerem que a conexão de moedas virtuais com a economia real tenha se fortalecido significativamente.

Embora eles não possam apresentar um risco no momento, Draghi acrescentou que poderia haver uma “acumulação de riscos” das criptomoedas no futuro. Em que ponto, seria necessária uma “resposta regulatória direta”. No entanto, no momento, o presidente do BCE não acredita que as criptomoedas, como o bitcoin, sejam “maduras” o suficiente para a regulamentação.

Curiosamente, foi apenas em setembro que Draghi estava contando ao Comitê de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu que o BCE nem sequer tinha autoridade para regular as criptomoedas.

Na época, ele disse:

…Certamente, não está dentro dos nossos poderes proibir ou fazer algo da natureza … ou regular o bitcoin.

No entanto, enquanto o presidente do BCE não acredita que as moedas digitais representam uma ameaça para a economia financeira, Constancio está alertando os bancos centrais para não apoiá-las. Segundo ele, a possibilidade de uma moeda digital aberta a todos os cidadãos seria “realmente perturbadora”, acrescentando:

“Esta seria uma escolha política radical que poderia acabar com os bancos como os conhecemos e, portanto, não é provável que aconteça.”

Via Poral do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *