Como a Blockchain Pode Ajudar Sites de Avaliações e as Empresas

Um site de avaliações é um site no qual as avaliações podem ser postadas sobre pessoas, empresas, produtos ou serviços. Esses sites podem usar avaliações tanto de especialistas profissionais contratados como de usuários comuns que consumiram o produto em questão para coletar críticas sobre o tema para o site.

Avaliações on-line não são brincadeira.As empresas muitas vezes tem medo de gerenciar opiniões de clientes em sites focados nisso, pois tem medo de receber avaliações negativas.

Estudos mostram que sites de avaliações influenciam o comportamento do consumidor. Em um estudo acadêmico de 2008, resultados empíricos demonstraram que o número de avaliações de usuários on-line é um bom indicador da intensidade do efeito subjacente do boca-a-boca e aumenta a conscientização dos consumidores.

Reputação

Uma das piores coisas que uma empresa pode fazer é ignorar suas críticas on-line e postagens sociais. Tão fácil quanto cometer um erro ao lidar com a reputação on-line de uma empresa, também pode ser fácil de recuperar se feito corretamente (e com desculpas).

Embora o dano aconteça inevitavelmente, uma empresa pode tomar medidas para mitigar o grau de dano que pode ocorrer. Um dos maiores erros que uma empresa pode cometer, é não ficar de olho na avaliação on-line de seus clientes.

Feedback

Embora seja difícil para a maioria das empresas absorver as críticas negativas, é importante reconhecer que as avaliações são um feedback construtivo. Em suma, as avaliações são realmente um feedback valioso! Eles ajudam uma empresa a avaliar seu desempenho e ver como eles podem melhorar. Sempre há margem para melhorias e muito pode ser aprendido mesmo a partir de avaliações positivas.

Através de avaliações, as empresas podem ver quais produtos ou serviços eles devem ter orgulho e os que precisam de melhorias.

Autenticidade

Um grande problema sobre esses sites é o fato de algumas avaliações serem falsas ou então escritas por robôs.

Um artigo escrito na forbes mostra que esse problema está mais presente do que nunca esteve.

Citando o site da Amazon como exemplo, o estudo mostra que o número de avaliações fraudulentas cresceram muito. O número de avaliações com nota máxima explodiram. Isso faz com que o produto fique em destaque, aumentando a visibilidade e as vendas do mesmo. Porém, como se tratam de avaliações falsas, induzem o consumidor ao erro.

A Amazon inclusive tentou dar descontos ou produtos de graça para os clientes que fizessem avaliações, incentivando-os, porém não foi o que ela esperava e inundou o site com mais avaliações fraudulentas.

Alguns sites, como Fakespot, ajudam os consumidores a identificar avaliações de robôs ou de baixa qualidade.

Como a Revain solucionará esse problema

Revain é uma plataforma de avaliações baseada na blockchain. Os usuários da plataforma deixam suas avaliações e análises sobre os produtos, serviços ou empresas. E são pagos por isso. A característica principal da plataforma é o fato das avaliações serem filtradas pela Inteligencia Artificial e ir direto para a Blockchain, onde não poderá ser mudada ou deletada.

Todas as opiniões no código estão disponíveis para pedidos de pessoas ou robôs através de um contrato inteligente. Assim, no futuro, opiniões das pessoas se tornarão disponivel para leitura de todos os participantes da “Internet das coisas” (Internet of Things). Isso irá prover a melhor escolha de serviços, bens e empresas.

A principal vantagem da blockchain é a imutabilidade. Isso significa que tudo que for escrito, ficará para sempre. O autor terá sempre a certeza que independente de qualquer coisa, sua avaliação não será deletada ou sofrerá alteração.

Ao mesmo tempo, toda avaliação é recompensada com tokens Revain, já que a avaliação afeta diretamente a reputação de uma empresa. É um incentivo para o consumidor a avaliar. Tanto positivo quanto negativamente.

Isso ajudará as empresas a conseguir o máximo de avaliações orgânicas e mitigar o risco de robôs ou avaliações artificiais, pois serão filtradas pela inteligencia artificial.

Via Portal do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *