Centenas de Computadores Supostamente Contendo Bitcoins são Roubados na Islândia

Cerca de 600 computadores que mineravam bitcoins e outras criptomoedas foram roubados de um centro de dados na cidade de Reykjavik, capital da Islândia. Segundo a polícia esse saque é um dos maiores da série de assaltos que têm acontecido na ilha do Atlântico Norte.

No roubo apelidado de “Big Bitcoin Heist”, o segurança que trabalhava no local foi um dos 11 presos envolvidos. Após a averiguação dos fatos, pelo menos dois suspeitos ainda permanecem detidos a pedido de um juiz da corte de Reykjanes, sudoeste da Islândia.

O valor dos equipamentos roubados está estimado em US$ 2 milhões, visto serem máquinas muito potentes, mas podem valer muito mais devido às quantidades de criptomoedas mineradas arquivadas nos hardwares. Se esse roubo foi justamente planejado em subtrair máquinas eficazes em mineração para em seguida lucrar com isso, certamente esses bandidos não vão se desprender dessa bagagem tão cedo.

Crime Organizado

“Esse tipo de crime tem acontecido com frequência na região sudoeste de Reykjanes”, disse o policial Olafur Helgi Kjartansson, “e roubo dessa escala esse já é o segundo recentemente. Há fortes evidências de que foram cometidos por um grupo muito bem organizado. A polícia não divulgou antes para não atrapalhar as investigações, mas desde dezembro do ano passado já foram registrados quatro ocorrências da mesma natureza”, completou.

Energia Barata

A Islândia se tornou um país desejado por mineradores devido ao baixo custo de energia. E essa é uma das linhas de investigação. Segundo um policial que falou anonimamente ao New York Times, a agência de inteligência, com ajuda de provedores, servidores e eletricistas, está tentando rastrear essas máquinas observando se vai haver algum aumento exagerado de consumo de energia em determinadas regiões da ilha e tentar achar esses supostos “mineradores”, considerando que isso é possível, pois a ínsula tem pouco mais de 100.000 m² e aproximadamente 300.000 habitantes.

Islândia é o país mais seguro do mundo, de acordo com o Global Peace Index (indicador da paz global) realizado anualmente pelo Instituto de Economia da Paz (IEP). É, também, um dos territórios com as menores taxas de criminalidade do mundo.

Via Portal do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *