Blogueiro Britânico Flagra Computador Público Minerando Bitcoin

Um blogueiro britânico de nome Terence publicou na semana passada no Terence Eden´s Blog uma imagem um tanto incomum. Devido a um bug num sistema publicitário que usa a plataforma Microsoft Windows, vários telões de publicidade foram afetados. No momento em que passava, Terence flagrou um computador público com o problema e registrou a imagem na qual aparecia parte de um programa de mineração de bitcoin que, aparententemente, não havia processado nenhuma quantia da criptomoeda.

A imagem se espalhou pela internet e curiosos tentaram, ainda que com as poucas informações, dar mais clareza ao fato. Terence também comentou:

“Tenho certeza de que alguém mais experiente do que eu pode descobrir qual carteira começa com ‘3Jgi6’ e está recebendo essas moedas. Não há como saber se essa operação foi feita por um Hacker ou por um ‘empreendedor’ interno que decidiu usar esses computadores no final de semana”.

Algumas pessoas que conhecem um pouco mais do mercado de criptomoedas e tecnologia blokchain perceberam através da imagem que se tratava de um programa bem antigo de mineração, o NiceHash Miner Legacy,  próprio para computadores com pouco poder de processamento.

O Portal do Bitcoin procurou Terence para completar essa reportagem.

PDB – Foi a primeira vez que você presenciou um computador público “minerando” criptomoedas?

Terence – Sim.

PDB – Você foi notificado ou sofreu alguma ameaça de alguma autoridade por ter publicado a imagem?

Terence – Não. Eu estava em um lugar público no meio de Londres e aqui não há lei que proíba alguém tirar fotos, mesmo desse tipo.

PDB – O bitcoin, por exemplo, já faz parte da rotina financeira de algum amigo ou é um assunto ainda desconhecido?

Terence – Não.

PDB – Como fotógrafo, como você recebeu a notícia sobre o projeto da Kodak que vai lançar sua própria criptomoeda?

Terence – Eu não sou fotógrafo, mas todos os fotógrafos que eu conheço pensam que a tecnologia blockchain não resolverá os problemas de direitos autorais e atribuição do fotógrafo.

Sabemos que usar equipamentos públicos para benefícios pessoais é uma atitude criminosa em quase todo o mundo. Recentemente, vários cientistas russos foram presos num laboratório nuclear por usarem equipamentos do governo para mineração de criptomoedas.

Via Portal do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *