Bitcoin sem Internet? Samourai Wallet Apresenta Transação Através de SMS

A Samourai Wallet anunciou um novo aplicativo proprietário chamado Pony Direct, um método de transação para enviar bitcoin através de SMS. É uma maneira criativa de melhorar a resistência à censura.

Um desenvolvedor da Samourai Wallet explicou ao site Bitcoin.com: “O Pony Direct pode ser usado para encaminhar transações de bitcoin via SMS mesmo quando a conexão de internet está bloqueada ou desligada. Basta usar o aplicativo para enviar uma transação por SMS para qualquer dispositivo Android que esteja cooperando e conectado à Internet”.

“Pony Direct foi desenvolvido internamente como um aplicativo de prova de conceito com a intenção de abrir o código”, observou o desenvolvedor. O código está disponível no GitHub.

Censura

A censura da Internet é uma das preferidas dos governos, e há todas as razões para acreditar que seria uma primeira resposta se as criptomoedas como bitcoin se tornassem uma ameaça real. Em 2016, países como Índia, Arábia Saudita, Marrocos, Iraque, Brasil, República do Congo, Paquistão, Bangladesh, Síria, Turquia e Argélia, para citar apenas alguns, trabalharam duro para desligar o acesso a mídias sociais. O SMS pode ser um caminho em torno desses cenários.

O site Bitcoin.com perguntou como o SMS do Samourai Wallet opera. O Dev esclareceu: “O problema é que, como o SMS só pode conter até 160 caracteres, é necessário encontrar uma maneira de enviar o máximo possível de SMS para comunicar a transação de bitcoin à parte capaz de transmiti-lo na rede. O primeiro SMS na seqüência contém informações sobre o número total de SMS na série, o ID de hash que deve ser combinado no final, um ID de lote, um número de seqüência e uma parte do hex da transação real. Os SMS seguintes contêm um número de seqüência, o ID do lote e mais dados hexadecimais da transação. Uma vez que o dispositivo receptor aceitou o número esperado de SMS para um mesmo lote do mesmo número de entrada, os dados da transação são extraídos de cada mensagem e toda a transação é re-montada e empurrada para a rede bitcoin”.

Pony Direct

”Pony Direct faz parte da pesquisa e desenvoldimento em curso de métodos de transmissão alternativa para aumentar a resistência à censura”, disse Samourai. A resistência à censura é um objetivo sério para o projeto de carteira; sua equipe se intitula como “ativistas da privacidade que dedicaram nossas vidas a criar o software que o Vale do Silício nunca construirá, os reguladores nunca permitirão, e os VCs nunca investirão. Construímos o software que o Bitcoin merece”.

Quando perguntado sobre o status geral do projeto (permanece em alfa), o desenvolvedor respondeu: “Samourai está avançando com seu roteiro e experimentando um crescimento rápido durante esse período de atenção da mídia”. Embora a carteira seja baseada no Android no momento, “Nós planejamos ter uma versão iOS da nossa carteira pronta para o final deste ano”, informou.

A transação de SMS como experiência foi publicada no verão passado por Pavol Rusnak, que queria usar um método para enviar bitcoin. Smspushtx foi o projeto dele. Ele teve que se registrar com um provedor de serviços de SMS e escolheu o Nexmo porque eles não cobravam.

Ele configurou um número virtual que lhe permitiu um webhook, e apontou para o seu servidor Flask, que por sua vez, consome e encaminha mensagens. O único problema era limitar mensagens para 160 caracteres. A mensagem é então vinculada em uma cadeia ou série; ele usou uma API de Serviço Insight para empurrar a transação e usou formato hexadecimal e formato base64. Quer for mais interessado pode ler aqui: http://gk2.sk/how-to-push-bitcoin-transactions-via-sms/.

Via Portal do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *