Bitcoin Chega a Marca de 17 Milhões de Unidades em Circulação

Nesta quinta-feira (26), no bloco 519.996, foi originado o Bitcoin de número 17.000.000.

A pool BTC.com comemorou o feito no twitter, lembrando seus seguidores que faltam apenas mais 4 milhões de bitcoins restantes para serem minerados.

Com essa marca, o bitcoin agora já tem 81% de todas suas ”moedas” em circulação, dado que a quantidade máxima é de 21 milhões, programada para ser atingida em 2140.

Enquanto 17 milhões, ou 21 milhões, podem parecer bastante, atualmente, seria insuficiente para que cada milionário do mundo colocasse as mãos em 1 unidade de bitcoin. Felizmente, cada bitcoin é divisível em 100 milhões de satoshis (menor unidade contábil do bitcoin).

Oferta e Inflação

Cada bloco de bitcoin minerado atualmente produz 12,5 novos bitcoins. Cada novo bloco ocorre, em média, a cada 10 minutos, logo, 1800 novos bitcoins são criados a cada dia.

Quando Satoshi Nakamoto minerou o primeiro bloco do bitcoin em 3 de janeiro de 2009 as coisas eram bem diferente. A recompensa na época era de 50 bitcoins. Esta recompensa permaneceu por outros 209.999 blocos, quando o primeiro “halvening”, ou redução de recompensas, ocorreu.

A cada 210.000 blocos, de acordo com o código do bitcoin, a rede reduz a recompensa dos blocos em 50%. A mais recente ocorreu em julho de 2016, quando a recompensa caiu de 25 para 12,5 bitcoins por bloco

BashCo, um moderador no subreddit r/bitcoin, traçou a trajetória da oferta total de bitcoin (curva azul) em relação à sua taxa de inflação monetária (linha laranja).

Assumindo que o protocolo de bitcoin permaneça o mesmo (um novo bloco é extraído a cada 10 minutos em média, programação do halvening e oferta inalterados), o último novo bitcoin não será minerado até maio de 2140.

E quando o último bitcoin for minerado?

Essa é uma dúvida recorrente entre os investidores, principalmente os mais novos.

Provavelmente ninguém aqui está vivo quando isso ocorrer. E nem se sabe se o bitcoin irá durar até 2140. Porém, caso chegue essa data, a recompensa dos mineradores se daria através das taxas de mineração das transações.

Via Portal do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *