Bitcoin Agora tem uma Plataforma de Contratos Inteligentes Igual da Ethereum

A RSK Labs finalmente minerou seu bloco gênesis lançando formalmente a esperada plataforma de contratos inteligentes na rede principal com base no Bitcoin. Enquanto ainda está em versão beta com distribuição limitada, espera-se que a nova sidechain (blockchain que valida dados de outras blockchains) da RSK ofereça benefícios de escala significativos para a rede do Bitcoin. O site Bitcoin.com conversou com o CEO Diego Gutierrez Zaldivar para descobrir mais detalhes.

Bloco Gênesis da RSK

Após quase 3 anos de preparação, a RSK Labs finalmente extraiu seu bloco gênese às 1:41 am CST em 4 de janeiro de 2018.

“Estamos muito entusiasmados em compartilhar a rede RSK com a comunidade do mundo inteiro”, comentou o CEO da RSK Labs, Diego Gutierrez Zaldivar. “É um grande marco para a empresa depois de anos de trabalho árduo, mas isso não é apenas nosso, é um sucesso da comunidade”.

A primeira plataforma de contratos inteligentes com base no Bitcoin está agora funcionando na mainnet. O código-fonte da primeira versão da RSK, codinome Bamboo, foi lançado para revisão no início de dezembro.

Além da mineração do bloco de gênese, a empresa re-promoveu na quinta-feira seu Programa de recompensas para recompensar especialistas em segurança e trabalhar com os feedbacks da comunidade de desenvolvedores e um guia completo para parceiros de negócios e desenvolvedores de aplicativos descentralizados”.

Em uma entrevista com o site Bitcoin.com, Zaldivar compartilhou:

Esperamos que um grande marco aconteça quatro meses após a versão beta quando os programas de recompensa de segurança forem concluídos.

Como funciona a plataforma
O node da rede RSK e o cliente da carteira estão disponíveis para download no Github. Os desenvolvedores também oferecem blockchain explorer e um painel de estatísticas para observar a rede RSK em tempo real.

Outras carteiras para RSK, incluindo versões da Jaxx e Myetherwallet, estão sendo trabalhadas. Sergio Lerner, Cientista Chefe da RSK Labs, informou “pensamos que a RSK será integrada na maioria das carteiras de bitcoin no futuro”.

Zaldivar explicou que atualmente não há limites de contrato na quantidade de bitcoin transacionada sobre a cadeia paralela Bamboo. “O único limite imposto é o valor que tem na rede como um todo”, ele observou, mas acrescentou que “No futuro, quando o valor da rede não for restrito, podemos impor limites por contrato e aumentar progressivamente esses limites à medida que a tecnologia amadurece”, o CEO elaborou:

Inicialmente, apenas 21 ”smartbitcoins” circularão na mainnet do RSK beta (Bamboo) e serão alocados para as primeiras 100 empresas que participam do programa de incentivo RSK. Embora a gancho entre Bitcoin e RSK seja totalmente funcional, apenas os endereços listados em branco poderão enviar bitcoins e obter smartbitcoins em troca. Todos os fundos provenientes de transações originadas em endereços não-brancos serão retornados.

“Nós incrementaremos valor agregado à medida que a plataforma amadurecer até que seja totalmente descentralizada”, enfatizou.

Benefícios de escalabilidade
A RSK pode adicionar benefícios na escalabilidade para a rede Bitcoin, de acordo com os desenvolvedores. Lerner disse que “a RSK pode superar o Bitcoin em transações por segundo enquanto ainda mantém um alto grau de descentralização”. As transações são mais rápidas porque “os pagamentos padrão da RSK são muito menores do que os pagamentos do Bitcoin”, ele elaborou.

De acordo com Zaldivar, a velocidade da sidechain da RSK permite transações muitas vezes mais rápidas que a taxa atual do Bitcoin. “O RSK Bamboo suportará cerca de 100 transações por segundo, proporcionando uma escalabilidade significativa em relação ao Bitcoin, reduzindo os custos de transação como um subproduto disso”, detalhou.

Lerner concordou, observando:

Será um impulso real para escalar o bitcoin (a moeda). No entanto, isso não é o mesmo que escalar o Bitcoin (a plataforma) porque as garantias de segurança de smartbitcoins armazenadas em RSK são diferentes do Bitcoin.

Eventualmente, os desenvolvedores planejam escalar ainda mais. “Como parte do roteiro da RSK, o processamento paralelo de contratos inteligentes, incentivos de node completo e compactação de transações proporcionará um aumento adicional de até 2.000 transações por segundo”, explicou Zaldivar. “Essas melhorias combinadas com a tecnologia Lumino off-chain construída pela equipe da RSK permitirão o processamento de mais de 20.000 transações por segundo”.

Via Portal do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *