Alta do Bitcoin Pode Impulsionar PIB do Japão em 2018

O desempenho sensacional do Bitcoin em 2017 poderia proporcionar ao Japão e outros mercados fortes de criptomoedas um impulso econômico em 2018.

A alta de preços do bitcoin poderia levar ao crescimento do PIB no Japão

Na verdade, analistas do gigante dos serviços financeiros Nomura, preveem que o rali do bitcoin em 2017 poderia aumentar até 0,3% ao crescimento do PIB japonês no novo ano, de acordo com a Bloomberg.

“Os aumentos nos valores dos ativos geralmente resultam em um aumento nos gastos do consumidor, também, conhecido como o efeito da riqueza”, escreveram os economistas da Nomura Yoshiyuki Simon e Kazuki Miyamoto em uma nota aos clientes na sexta-feira. “Nós estimamos o efeito da riqueza de ganhos não realizados no mercado de bitcoin por investidores japoneses desde o início do ano fiscal de 2017 e estimamos um aumento potencial para o gasto do consumidor de 23,2 a 96,0 bilhões de ienes”.

Os economistas preveem que, embora alguns investidores de bitcoin recentes tenham perdido dinheiro durante a correção no preço após atingir seu topo histórico, muitos mais conseguiram ganhos consideráveis ​​durante o ano.

Eles esperam que esse “efeito riqueza” leve os investidores a aumentar os gastos, começando no primeiro trimestre deste ano.

“Além disso, o fato de que o aumento do preço do bitcoin se concentrou no quarto trimestre de 2017 poderia resultar no efeito da riqueza se materializando no primeiro trimestre de 2018 e, se for esse o caso, estimamos um potencial impulso ao crescimento do PIB real em um trimestre anualizado com base em cerca de 0,3 pontos percentuais”, disse Nomura.

Japão abraça Bitcoin

Um fenômeno semelhante poderia ocorrer em outros mercados grandes de criptomoedas, mas o Japão provavelmente será especialmente pronunciado devido a sua rápida aceitação do bitcoin e por se rum dos primeiros países a ter regulamentado a criptomoeda.

Os investidores japoneses transformaram o país em um dos maiores centros de negociação de criptomoedas.

A adoção japonesa do bitcoin foi reforçada por um ambiente regulatório favorável, e os analistas estimam que centenas de milhares de empresas japonesas agora aceitam pagamentos em criptomoedas. Algumas empresas convencionais começaram a oferecer aos empregados a opção de receber seus salários em bitcoin.

Via Portal do Bitcoin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *